sexta-feira, 25 de maio de 2012

BMW M135I

Não importa o tamanho nem o preço: a BMW sabe fazer esportivos de todos os tipos. Com o novo M135i não será diferente: combinando dimensões reduzidas, baixo peso e desempenho de sobra, ele é diversão garantida. 

Inicialmente mostrado como um carro-conceito, o M135i foi bastante elogiado e rapidamente ganhou sinal verde para ser produzido. Equipado com um motor 3.0 com seis cilindros em linha, o compacto entrega 320 cv e torque máximo de 45,8 mkgf. Os números de desempenho são respeitáveis: o carro vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente para atender ao acordo de segurança assinado pela maioria das montadoras alemãs com o governo local. 

O design também mereceu atenção especial dos profissionais da divisão Motorsport. O carro ganhou novos para-choques (dianteiro e traseiro), rodas de liga leve exclusivas com discos de freio maiores, saias laterais, aerofólio traseiro e ponteira dupla de escape. A suspensão foi recalibrada para priorizar a esportividade e o interior oferece bancos esportivos e outros itens exclusivos da versão. 

A chegada do M135i coincide com o lançamento do Série 1 com carroceria de três portas, mas, no caso do esportivo, também será oferecida uma opção com cinco portas.

Citroën DS3 - Lançamento

A Citroën anunciou a chegada do DS3 ao Brasil, o primeiro modelo da linha de luxo DS no país. O compacto, fabricado em Poissy, na França, será comercializado em versão única por R$ 79.900 e terá apenas banco de couro como opcional (mais R$ 2.900).Rival do Audi A1 e do Mini Cooper, o DS3 é uma das apostas da Citroën, que pretende comercializar 250 unidades mensais por aqui. Equipado com um motor 1.6 16V THP (Turbo High Pressure) a gasolina de 165 cv, que foi desenvolvido pela PSA Peugeot-Citroën em parceria com o grupo BMW, o DS3 conta com câmbio manual de seis velocidades, com overboost na terceira, quarta, quinta e sexta marchas. O porta-malas tem capacidade para 280 litros.

"O DS3 incorpora todo o know-how da Citroën em termos de inovação tecnológica. Um modelo diferenciado e exclusivo, que vai complementar nossa gama de produtos no Brasil", diz Nivea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën do Brasil.

O design é outro fator que chama atenção, com teto "flutuante" e barbatanas de tubarão. Há, ainda, luzes diurnas em LEDs, que dão um toque de modernidade ao carrinho de 3,95 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,48 m de altura.

Internamente, o compacto premium conta com detalhes como o painel com três indicadores cônicos e mostradores analógicos. Alguns dos equipamentos disponíveis são o controle de estabilidade, freios ABS com EBD e BAS, seis airbags, faróis com acionamento automático, piloto automático, perfumador de ambiente e rodas de liga leve aro 17.

Disponível em oito opções de cor: Blanc Banquise (branco), Rouge Aden (vermelho) e Jaune Pégase (amarelo), Noir Obsidien (preto), Gris Aluminium (prata), Gris Shark (cinza), Bleu Belle-île (azul) e Rouge Erythrée (vermelho), o DS3 ainda permite ao comprador optar entre quatro cores para os centros das rodas (preto, amarelo, vermelho e branco). Os temas de personalização dos adesivos de teto também podem ser escolhidos.
Bom de dirigir e bem equipado (por Vitor Matsubara)
Ao contrário de vários "pseudo-esportivos" por aí, o DS3 não empolga apenas no visual. Quando o motorista resolve acelerar é que o compacto da Citroën deixa o motorista com um largo sorriso no rosto. O motor 1.6 THP, fruto de uma parceria entre PSA e BMW, mostra comportamento elogiável inclusive em baixas rotações - segundo a montadora, 24,5 mkgf do torque máximo são oferecidos a 1.400 rpm. A partir da terceira marcha entra em ação o Overboost, sistema que aumenta temporariamente a pressão do turbo até a sexta marcha. O efeito da sobrepressão é sentido imediatamente, exigindo cautela para não ultrapassar os limites de velocidade. Para quem se preocupa com o bolso, a Citroën não revelou números de consumo, mas garantiu que o carro entrega números equivalentes aos de um carro popular.

Para ressaltar sua esportividade, o DS3 será oferecido apenas na versão com câmbio manual de seis marchas. O lançamento de possíveis variações, como uma opção conversível, não foi totalmente descartada pela marca francesa. No Brasil, o hatch vai encarar MINI One e Audi A1. A CItroën também inclui entre seus rivais outros modelos estilosos, como Kia Cerato Koup e Hyundai Veloster.
Enquanto a família não cresce, o comprador poderá optar por uma ampla linha de acessórios de personalização, incluindo adesivos, painel do teto e até as calotinhas centrais. Todos os itens serão instalados na própria concessionária. A garantia fornecida pela Citroën será de três anos sem limite de quilometragem e as revisões terão preço fixo, variando de 363 reais para a manutenção realizada aos 10 mil quilômetros a 810 reais nos serviços previstos aos 60 mil quilômetros.

Série 7 2013


A BMW revelou a linha 2013 do Série 7. O sedã passou por reestilização, ganhou novos motores e mais equipamentos de série antes da chegada de sua nova geração.

Por fora, os faróis agora são de LED, a grade conta com nove filetes, os para-choques foram redesenhados, as luzes de setas também estão nas laterais e a traseira tem frisos cromados e refletores.

Já no interior, os assentos de couro têm novo desenho, os ocupantes traseiros ganharam um novo sistema de entretenimento opcional, com tela de 9,2 polegadas, o sistema de som da marca Bang & Olufsen tem 16 alto-falantes e potência de 1.200 Watts e a central multimídia é controlada por uma tela de 10,25´´ no console e ainda exibe imagens 3D.

Debaixo do capô, a linha do Série 7 ganhou um novo motor 3.0 a diesel triturbo com seis cilindros em linha, 375 cv de potência e 74 mkgf de torque, que equipa a versão 750d xDrive. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 4,9 segundos, com economia de 15,6 km/l e emissões de 169 g/km.

Outra novidade na gama é a segunda geração do sistema híbrido da versão ActiveHybrid7, que trocou o propulsor 4.4 V8 por um 3.0 com seis cilindros e 315 cv de potência. O motor elétrico entrega 54 cv, a transmissão automática é de oito velocidades e o modelo conta com freios regenerativos e sistema Start&Stop. Com as mudanças, o ActiveHybrid7 entrega 349 cv de potência total, com 50 mkgf de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos e o sedã pode andar até quatro quilômetros somente com o motor elétrico a uma velocidade máxima de 60 km/h.

Renault finalmente revela Alpine A110-50

Esportivo conta com motor V6 e diversos itens que priorizam o desempenho
A Renault finalmente mostrou o conceito Alpine A110-50, que homenageia o modelo original, produzido entre 1962 e 1977, e ainda comemora os 50 anos do primeiro Alpine 110 ou Berlinette.

As linhas do protótipo foram inspiradas no DeZir, com carroceria em fibra de carbono, entrada de ar no teto para melhorar a aerodinâmica, luzes de LED, rodas de 21 polegadas com pneus Michelin e portas que abrem para cima. A cor azul é uma referência a Bleu Alpine, pintura antiga dos Alpine. 
O interior tem como destaque a esportividade, com bancos Alcantara em formato de concha, volante com base achatada, barras de proteção e sem nenhum equipamento de conforto, já que é um carro para andar nas pistas, mas que será homologado para as ruas.

O Alpine A110-50 usa chassi tubular do Mégane Trophy e é impulsionado por um motor 3.5 V6 que entrega 400 cv de potência e 42,2 mkgf de torque, acoplado a uma transmissão sequencial de seis velocidades, com tração traseira.

Entre os itens de desempenho, o esportivo conta com freios de alta performance, amortecedores e difusores da asa traseira ajustáveis, além de baixo peso (880 kg) e distribuição com 47,8% na dianteira e 52,2% na traseira.  

sábado, 12 de maio de 2012

Suposto teaser da nova geração do Clio. Modelo pode ser lançado no Salão de Paris

Um novo teaser da nova geração do Renault Clio, que fará sua estreia em Paris, vazou na internet. A suposta foto mostra uma parte da traseira do modelo e foi tirada durante uma reunião dos acionistas da marca na capital francesa.

De acordo com informações do site Planete Renault, os formatos da janela do passageiro traseiro e das lanternas correspondem com os já vistos nos protótipos que rodam em testes na Europa.

A quarta geração do Clio terá design renovado, acabamento com materiais de melhor qualidade, além dos novos motores Energy a gasolina e diesel.

Novo compacto da Opel é flagrado na Europa

O futuro compacto da Opel está em fase intensa de testes pela Europa. Provisoriamente apelidado de Junior, o veículo deve se chamar Adam, segundo informações levantadas pela imprensa especializada daquele continente. A dúvida acabará no dia 8 de maio, quando a montadora prometeu anunciar o nome definitivo de seu futuro lançamento.Enquanto não chega o dia da revelação, o carro está sendo testado até no sinuoso autódromo de Nürburgring. O Adam deve usar uma versão encurtada de uma nova plataforma, que também será aproveitada na próxima geração do Corsa, prevista para ser lançada em 2013.O Adam terá 3,70 centímetros de comprimento, sendo 15 centímetros mais longo que o VW Up!. Boatos dão conta de que a Opel estaria desenvolvendo uma nova linha de motorizações para o veículo.

Porsche Macan é flagrado

O sucesso do Cayenne fez a Porsche se empolgar a ponto de investir em um novo utilitário esportivo. O Macan chega para ser o segundo modelo da linha de SUVs de Stuttgart e não é mais segredo para ninguém. Será por isso que ele estaria rodando pelas ruas da Europa sem se incomodar com fotógrafos?O Macan usará a mesma plataforma do Audi Q5, mas sofrerá alguns reajustes no chassi para ter um comportamento mais nervoso. Freios mais eficientes e suspensão mais rígida também devem equipar o Porsche. Os motores cedidos pela Audi também passarão pelo tratamento dos engenheiros da marca esportiva, tudo para entregar mais potência que seu “irmão” das quatro argolas.Assim como o Q5, uma versão híbrida também estaria nos planos, combinando os 210 cv do motor 2.0 TFSI com os 44 cv gerados pelo motor elétrico. O Macan fará sua estreia no mercado apenas na carroceria de quatro portas, mas uma opção cupê – para concorrer com o Range Rover Evoque – também constaria no cronograma da Porsche.

Mercedes CLS Shooting Brake é flagrado

A Mercedes já não tem mais o que esconder do CLS Shooting Brake, que foi flagrado quase sem camuflagem na Europa.

Com traços de cupê e sedã, a perua mostra linhas muito semelhantes ao protótipo apresentado no Salão de Pequim em 2010.  Um adesivo preto ainda escondia detalhes do carro depois da coluna C, mas nota-se que as janelas traseiras serão longas e vão se aproximar das lanternas.  

O modelo deverá ser lançado no Salão de Paris em três versões: a CLS350, de entrada, terá motor 3.5 V6 de 306 cv; a intermediária CLS550 deve vir com o propulsor 4.6 V8 biturbo de 402 cv; já a esperada versão CLS 63 AMG pode oferecer um motor 5.5 V8 biturbo de cerca de 518 cv de potência.    

Novo Shelby GT500 é flagrado em testes


A versão 2013 do Mustang Shelby já roda em testes na Europa e o novo modelo deve chegar ao mercado nos próximos meses.

O GT500 vai contar com um motor 5.8 V8 biturbo de 662 cv de potência e, segundo a marca, “será o mais poderoso V8 de um carro de produção”. 
Pelas fotos, notam-se rodas de 19 polegadas em alumínio, faixas nas laterais, teto e capô, além de quatro saídas de escape. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

novo Sonic é flagrado quase sem camuflagem

Depois de a versão hatchback ser flagrada quase sem camuflagem, foi a vez do Chevrolet Sonic sedã aparecer limpo, apenas com alguns adesivos cobrindo o logo da marca, o nome e a versão do futuro modelo.

As fotos feitas por Silvio Gioia mostram o sedã já com placas cinzas nas proximidades da fábrica da montadora em São Caetano do Sul (SP).Apesar da camuflagem discreta, notam-se dois vincos pronunciados no capô, linha de cintura alta e lanternas com elementos circulares.

As motorizações ainda são uma incógnita, mas, recentemente, QUATRO RODAS flagrou unidades equipadas com o propulsor 1.8 Ecotec de 144 cv de potência, o mesmo usado no Cruze.  

Novo Gol chega em julho passará por leves mudanças visuais

O “novo” Gol já tem data para estrear. Será em julho que a Volkswagen apresentará as mudanças visuais realizadas em seu modelo mais vendido nos últimos 25 anos. Fontes ligadas à empresa afirmam que o hatchback será revelado em um evento realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Mas não será desta vez que o Gol mudará radicalmente. Se em 2008 o carro inovou ao se inspirar no estilo do Tiguan, desta vez o hatch ficará com visual semelhante aos modelos mais recentes da marca. Neste caso, podemos esperar uma dianteira muito parecida com Fox e Jetta, apenas para citar dois exemplos. Nada muda na lateral e leves alterações serão realizadas na traseira, principalmente na disposição de luzes nas lanternas. Uma receita muito parecida com a aplicada no Fox.
As motorizações 1.0 e 1.6 devem permanecer inalteradas. A inédita versão com duas portas será a principal novidade da linha Gol 2013. Quem receberá modificações estéticas mais significativas será o sedã Voyage. Além da nova frente, o carro ganhará novas lanternas. Quem já viu afirma que elas lembram muito as do Jetta. Já a nova Saveiro chega ao mercado apenas no ano que vem.

Audi R8 elétrico é flagrado em testes Superesportivo 'ecológico' pode ter 313 cv

Poderia ser apenas um R8 andando na mítica pista de Nürburgring Nordschleife, não fosse por um detalhe incomum. A ausência de barulho do motor chamou a atenção dos “segredeiros” de plantão, que logo clicaram o R8 e-tron em testes.
A versão elétrica do superesportivo da Audi parece igual aos outros modelos. No entanto, além do silêncio ao rodar, a ausência dos escapamentos e a cobertura colocada no interior das saídas de ar entregam o veículo.
Não se sabe se o R8 e-tron terá o mesmo conjunto mecânico da versão elétrica, mas especula-se que ele usará quatro motores elétricos – um em cada roda – movidos por uma bateria de íon-lítio de 53 kWh. Nesta configuração, seriam aproximadamente 313 cv, que fariam o R8 ir de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Nada mal para um automóvel movido a eletricidade.


JAC prepara nova minivan e J3 reestilizado

A JAC Motors está preparando uma enxurrada de lançamentos para o mercado brasileiro nos próximos meses. Às vésperas da abertura do Salão de Pequim, a marca confirmou a chegada de novos modelos ao Brasil até 2013.
A principal mudança será uma leve reestilização na família J3. O novo visual será apresentado no salão chinês, que abre suas portas para o público a partir da última semana de abril. Algumas imagens já vazaram na internet e mostram um carro com traços semelhantes aos modelos da Hyundai. Outra novidade importante na linha será a opção flex, acabando com a limitação do motor 1.4 de consumir apenas gasolina. A minivan J6 também será repaginada, sendo que a nova versão também será revelada na capital chinesa.
Para as famílias mais numerosas, a JAC reserva a Refine, uma minivan maior que a J6 e com espaço para levar até oito passageiros. Sua apresentação oficial no Brasil pode ocorrer no Salão do Automóvel de São Paulo, embora suas vendas devam começar apenas em 2013.
Outra novidade da marca representada por aqui pelo Grupo SHC é o compacto J2. O modelo encontra-se em fase final de testes e será lançado ainda em 2012. É provável que o carro tenha algumas diferenças visuais em relação à versão vendida na Ásia.

Flagra Toyota Etios

Há tempos é sabido que o Etios será o principal lançamento da Toyota no Brasil neste ano. As obras da fábrica de Sorocaba (SP) estão praticamente concluídas e as primeiras unidades devem deixar a linha de montagem a partir do segundo semestre.
O o sedã já tinha sido visto andando pelas ruas paulistas, mas esta é uma das primeiras aparições do hatch registradas em foto. O veículo foi flagrado nos arredores da outra fábrica no estado de São Paulo, localizada em São Bernardo do Campo. Embora esteja perto de ser lançado, pouca coisa se sabe sobre as motorizações. Pelo menos o preço já é estimado entre 35 mil e 40 mil reais.
A estréia oficial do Etios será realizada no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre outubro e novembro na capital paulista.